UM POUCO SOBRE NÓS

PROPÓSITO

O propósito do Chocolat Festival é criar um relacionamento direto da cadeia produtiva com seu consumidor, fazendo a expansão de conhecimento de produtos derivados do cacau para promover a indústria, o agronegócio, o turismo e a gastronomia.

Com participação de variadas marcas e produtores de diferentes regiões do Brasil e exterior, sendo uma grande exposição e venda de chocolates de Origem, Premium, Gourmet e outras. Além de uma programação completa com experiências sensoriais, uma série de atividades culturais, exposição de arte, cursos e palestras com grandes especialistas nacionais e internacionais discutindo as principais tendências do mundo do chocolate, a realização de workshops de gastronomia com chefs renomados, fóruns e rodadas de negócios.

Nesse contexto, o festival contribui no processo de verticalização, fomentando a produção de amêndoa de cacau e chocolate de qualidade, com alto teor de cacau, a partir de amêndoas selecionadas e livre de conservantes, alinhando às inovações do segmento que mais cresce devido ao grande valor agregado aos produtos.

O festival teve sua primeira edição em 2009, em Ilhéus na Bahia, e desde então marca o calendário turístico da cidade, considerada a capital do cacau e eternizada pelas obras de Jorge Amado.

Após grande sucesso, o evento chegou à Belém do Pará em 2013, e já reuniu mais de 750 mil visitantes nas 20 edições realizadas nos dois maiores Estados produtores do fruto, Bahia e Pará, tendo impulsionado o surgimento de mais de 200 marcas de Origem em Ilhéus e aquecido o mercado de chocolates amazônicos, que após cinco edições do evento dobrou a produção de cacau.

“O maior festival de chocolate e cacau da América Latina, só aqui tem 120 expositores e mais de 250 marcas. […] Tem também expositores de chocolate de todos os tipos com ingredientes regionais, pequenos produtores de todo canto do Brasil, e para a criançada tem o espaço de Cozinha Kids, com recreação e mini cursos.”

Em 2018, o cacau foi responsável por movimentar cerca de R$ 14 bilhões no país e o setor chocolateiro cresce 30% ao ano, com uma enorme demanda, em função da qualidade e com teores de amêndoas que variam de 50% até 100% de cacau, num produto de grande valor agregado.

Por trás das inovações, está um mercado que movimenta recursos e dinheiro, tanto no Brasil, quanto no exterior. À medida que o produto chocolate se diversifica, a procura por cacau de excelência também aumenta. Atualmente a biodiversidade e o potencial agropecuário fizeram do Pará o maior produtor de cacau do Brasil.

Em 2019, o festival desembarcou em São Paulo, maior pólo econômico e industrial do Hemisfério Sul e o maior centro de negócios da América Latina com objetivo de divulgar e promover os chocolates de origem com alto teor de cacau.

Hoje o Chocolat Festival é considerado o maior evento da América Latina em sua categoria, sendo realizado em mais de 4 estados brasileiros, em Portugal e também realizando missão em eventos da categoria levando os produtores de Cacau e Chocolate de Origem Brasileira a conhecimento mundial.